Soja faz mal

Foto: Geraldo Ribas

por Ellen Augusta Valer de Freitas

É no mínimo constrangedor ter que ouvir de quem come carne que a soja é ruim, faz mal, etc. Porque a soja existe praticamente por causa do consumo de carne. Ela e outros tantos cereais alimentam o gado e ocupam extensões de terra somente para este fim. Demais cereais poderiam fazer tanto mal quanto a soja, mas destes ninguém fala, por desconhecimento e por preconceito. A soja não é a única monocultura, mas é ela a vilã. O pior é quando você começa a ouvir isso também de quem é vegano ou vegetariano.

A soja é importante e útil na alimentação vegetariana/vegana e é errado torná-la uma coisa demoníaca. A soja está presente em toda a alimentação humana, e muitos que dizem fazer mal consomem nos protudos cujos rótulos não são lidos – há soja em bandejas de carne, inclusive. Muito provavelmente você consome soja e não sabe, e também a consumiu durante toda sua vida. Ela está presente em praticamente todos os alimentos industrializados, carne e embutidos. Um dos seus derivados é a lecitina, que está em tudo. E sim, você não morreu por isso.

As ‘bolinhas’, aquela soja processada que é a mais barata pode não ser sua opção, mas saiba que ela é barata para muita gente, especialmente pessoas pobres, e pode ser um alimento interessante, embora uma das formas mais simples, nutricionalmente, da soja. Na forma de tofu, missô e tempê ela se apresenta mais rica em nutrientes e mais saborosa. O óleo de soja possui os famosos ômegas que tanto as pessoas procuram em peixes, sendo que os óleos vegetais possuem estas propriedades. E este óleo está na mesa do Brasil, até mesmo daqueles que enchem o saco quando você mostra uma bela foto de um saudável prato com soja, que pode ser feito de diversas formas, até mesmo sem azeite.

Quanto aos seus efeitos colaterais, até hoje não existem estudos conclusivos e, sinceramente, não confio em estudos feitos com animais. Sou vegana por não concordar com eles em diversos aspectos e até mesmo em sua credibilidade.

Minha vó, que não sabia ler, poderia ter preconceitos alimentares, porque não teve estudo nem acesso à Internet. Ela tem perdão. Mas nós todos podemos abolir estes preconceitos por que podemos começar a ler mais e procurar fontes verdadeiras. Não acreditar em blogs, redes sociais, fofocas, empresas, funcionários de empresas, etc. Tudo deve vir de quem pesquisou a fundo. Um alimento que é barato e pode ser usado para a pessoa que está no começo de sua vida de vegetariana deve ser usado sem problemas.

Não significa dizer que uma pessoa só come soja ou só come arroz.

Ninguém aqui só come alface. Como qualquer outro produto ou alimento, deve-se consumir com moderação e variando com outros. Assim como a B12, não há consenso quanto a soja. Isso significa que cada um diz uma coisa. Então não dá para afirmar categoricamente nada, e quem faz isso está só impressionando com informações de apenas um lado. Sobre alimentação, você deve procurar e ter sorte de encontrar um bom profissional, médico, nutricionista ou nutrólogo, e se orientar com ele. Fora disso, acreditar em redes sociais, ir atrás de pressão de gente que tem inveja do que você come e fica te malhando só porque você publica uma foto bonita, é perder tempo de sua vida e perder sabor. A comida vegana é super saborosa, abre suas papilas gustativas para um mundo de sabores imensos, e abre sua sensibilidade para descobrir sempre mais. E também pode ser uma comida barata e alternativa.

Derrubando mitos

Soja é desnecessária para o organismo: http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/837717-soja-e-desnecessaria-para-o-vegetariano-diz-especialista-eric-slywitch.shtml

Sobre a soja fazer mal: http://www.menuvegano.com.br/ericslywitch#resposta23

A soja orgânica que costumo consumir: http://www.familiahattori.com.br

Anúncios

Sobre Vanguarda Abolicionista

Vanguarda Abolicionista é um coletivo fundado em 2008 em Porto Alegre, RS, Brasil. Atualmente com dois diretores-gerais e diversos voluntários, tem como meta a libertação animal, o veganismo e o anti-especismo. Para entrar em contato, escreva para vanguardaabolicionista@gmail.com.
Esse post foi publicado em Artigos e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s